4 coisa que você precisa parar de fazer agora enquanto dirige
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PREVENIR É MELHOR, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE…

Fonte Imagem: Alexandre Affonso

“PREVENIR É MELHOR, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE..”

– Fazer a troca periódica do óleo e de seu filtro, sempre respeitando o tipo de lubrificante e os intervalos estipulados no manual do carro

– Substituir os filtros de ar do motor e da cabine de acordo com a recomendação do fabricante. Em geral, esse serviço deve ser feito a cada 10 mil quilômetros

– Trocar o aditivo do radiador e o fluido do sistema de freios a cada dois anos

– Nas paradas para manutenção, analisar se é preciso fazer a troca dos pneus ou rodízio, com balanceamento e alinhamento

– Verificar a de suspensão do carro (amortecedores, batentes, buchas e molas) a cada 15 mil quilômetros, mesmo se não houver sinais de desgaste -pode ser necessário fazer um reaperto da peças

– Verificar, a cada 10 mil quilômetros, se há necessidade de trocar as pastilhas de freio. O desgaste desses componentes compromete a segurança e acelera o desgaste dos discos, que custam caro

– Checar a vida útil da correia dentada do motor e de seus periféricos (tensionadores e esticadores). As peças feitas de borracha duram, em média, 50 mil quilômetros

CUIDADOS QUE AJUDAM A POUPAR GASOLINA

Elimine o “peso morto” transportado na cabine ou no porta-malas. A força extra que o motor precisa fazer para levar mais carga aumenta o gasto de gasolina

– Nas revisões, peça para o mecânico verificar o ajuste das velas e de seus cabos, partes que podem apresentar fuga de energia. Se não há uma faísca boa, provavelmente a queima do combustível está comprometida, o que aumenta o consumo

– Evite deixar as janelas do carro abertas enquanto estiver rodando com o ar-condicionado ligado

– Aquecer o motor na garagem aumenta o consumo. Carros atuais são pensados para entrar em movimento assim que é dada a partida, sem abusar das acelerações nos primeiros dois ou três minutos de uso

– Evite circular com o tanque na reserva. Há risco de a bomba de combustível “puxar” impurezas armazenadas no fundo do reservatório

– Mantenha o câmbio engrenado (marcha engatada) nas descidas de ladeiras. Motores modernos, com injeção eletrônica, quase não queimam combustível nessa condição

– Quanto mais rápido, mais gastão: um carro a 120 km/h vai consumir, em média, 25% a mais do que se estivesse rodando a 90 km/h

Fonte: SAE Brasil, Sindirepa-SP e Grupo de Manutenção Automotiva

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