SABE O QUE FAZER PARA MANTER A INJEÇÃO ELETRÔNICA DO SEU CARRO FUNCIONANDO CORRETAMENTE?
14 de agosto de 2018

VOCÊ O QUE PRECISA FAZER AO COMPRAR UM USADO?

Acompanhe este post e o check-list que você precisa saber…

Ao comprar um seminovo, há coisas que podem esperar – e outras que você deve cuidar imediatamente

1. Óleo do motor
2. Filtro de Óleo
3. Velas
4. Filtro de Ar
5. Alinhamento
6. Balanceamento
7. Filtro de Combustível
8. Correias
9. Rolamentos (Ligados as correias)

Quem conhece prioriza

É unânime entre especialistas que a primeira manutenção a ser feita após comprar um usado é trocar o óleo do motor, os filtros (óleo, ar e combustível), todas as correias e os rolamentos ligados ao funcionamento delas. Mesmo que as correias tenham bom aspecto, podem se romper na primeira esquina. Não há como descobrir se podem rodar mais ou não.

Aliás, como as correias terão que ser trocadas, podem-se resolver eventuais problemas de vazamento de água ou óleo com a troca das bombas e, se for o caso, também da válvula termostática.

Se a altura do pedal de freio não estiver adequada ou não houver modulação progressiva na frenagem, será preciso verificar itens importantes que não podem ser deixados para depois, como fluido de freio, hidrovácuo, pastilhas, discos e flexíveis. Qualquer tipo de ruído ao pisar no freio é outro sinal de que há algo errado.

Se o carro estiver puxando para um lado, pode ser apenas falta de calibragem dos pneus. Mas se isso continuar após calibrá-los, pode haver vazamento de fluido, pastilhas gastas, entre outros componentes. Frente mais baixa que a traseira, ou vice-versa, também pode significar mais gastos com molas, amortecedores e braços de suspensão, entre outros itens.

Fonte: Carlos Guimarães, Quatro Rodas.